A palavra FANZINE vem do inglês Fanatic Magazine o que significa Revista de Fã. Então, em junção das duas palavras deu origem ao conhecido Fanzine.
Mas o que é fanzine?
Bom, já explicado a origem, fica mais fácil o entendimento ( na verdade já está explicado ). É nada mais do que uma revista feita por fã (que fala de alimentos, esporte, economia, ficção, animes, HQs e etc,não importando o assunto).
Onde a qualidade é inferior e o período de publicação irregular (claro que existem exceções).
E existem muitos por aí, onde hoje em dia por ter disponível vários estilos de desenhos como o mangá, alguns chamam de fan-mangá ( os fanzines com conteúdo baseado em personagens desse gênero) o que não é necessário, pois fanzine já diz tudo, mas nada que impeça essa diferença de nome e reconhecimento pelo estilo japonês que faz muito sucesso no mundo todo.
O bom de fazer um, é que você pode fazer o que lhe agrada e o que quiser, onde muitos fazem por vários motivos, desde hobby, forma de demostração de seu trabalho (como roteiro ou desenho), como uma forma de aprendizado (como é o meu caso) ou até mesmo por uma forma alterativa ( ou permanente como tem casos) de ganhar um dinheiro (se não tiver cuidado, pode até dar prejuízos ).
Por ser fácil de fazer, e de custo baixo ( dependendo a qualidade ), a variedade é muito grande, dando oportunidade aos outros fãs de lê na forma impressa ou digital ( também conhecido por e-zine ).
Você pode fazer sozinho, ou dividir as tarefas com os colegas ( exemplo: um roteiriza, um desenha, um arte-finaliza, pinta, e divulga).
Bom,quem tiver interesse em saber os passos de "como fazer um fanzine", pode prosseguir com a leitura, pois darei mais informações sobre ele.
Como fazer?
Bom,vamos lá:
* Fazer sobre o quê?
Bom, primeiro você deve escolher o tema. Do que vai ser o seu fanzine? Será sobre notícias/informativo, mangá, Hqs, imagens, reportagens variadas? Você deve escolher o que fará, e daí recorrer a esse público/fãs para melhor divulgação. Claro que diante de suas limitações.
Ah, o importante também é gostar do seu tema, mesmo que não entenda direito, pois você gostando, é só estudar mais sobre ele (pesquise o que puder) e não fazer por exemplo, um dos Cavaleiros do Zodíaco só por que tem mais fãs que Digimon e daí fazer uma história sem nexo ou desistir por não curtir armaduras. Terá perda de tempo para você e para os outros fãs .
Faça o que lhe chama atenção, o que indica que fará um bom trabalho.
* Diagramação.
Nada mais que organizar as páginas do seu fanzine. Tipo a capa, páginas de conteúdos da história ou de agradecimentos, créditos, pôster e etc.
Aí que você deverá estudar mais sobre como quer fazer para agradar os leitores. Você deve escolher o tamanho, usarei o tamanha A4 como padrão, mas a escolha é sua ( se a intensão for postar na net, o que eu disser a seguir, pode descartar).
Decidido já como será, então segue as minhas orientações ( como eu faço, mas você poderá mudar o que eu disser, pois aqui é só como orientações, faça como achar melhor depois que entender).
Aí vai mais dicas (desta vez ilustradas).
Se eu fizer no formatinho ( como é o caso do meu ), então usarei o A4, que dobrando ficará do tamanho A5, um bom tamanho.
Para facilitar, faça o que eu fiz na ilustração a baixo:
Entendeu? Não ? Explicarei com mais detalhes.
Eu peguei uma A4 e dobrei, assim fiquei com as 2 páginas na mesma folha ( isso para ser grampeado quando estiver pronto ).
Olhe que comecei numerando a 1° página na parte direita da folha, e na segunda folha, eu coloquei a 2°. O que fará na sequência do mesmo jeito. Quando chegar na última folha, fará o contrário. Voltando a numerar nas partes separadas das folhar que ainda então em branco.
Lembrando que as páginas do fanzine deverão ser divididas em 4 (onde as 20 páginas darão 10 folhas e assim em diante).
Depois junte todas em sequência e grampeias, assim estará pronto o seu mangá.
Agora é só entrar em contato com pessoas para saber se querem adquirir a sua obra.
Divulgue, entre em contato com pessoas de eventos da sua cidade. Mas cuidado com a quantidade de cópias que você fará, pois pode se prejudicar com uma grande quantidade que não venderá.
Essa é a parte ruim de fanzine impresso.
Não pense em enricar com isso, talvez se decepcione com o resultado, mas também pode se surpreender com o seu trabalho. Não se compare com resultados de colegas, só olhe com atenção onde está entrando.
O mercado brasileiro é muito difícil, até mesmo para profissionais do ramo, como o exemplo disso são várias publicações brasileiras canceladas.
Pense positivo, pois nesse ramo, as coisas são difíceis.
O aprendizado com o resultado de fazer um fanzine é muito bom, pois aprendi um bocado fazendo e ganhei muitos amigos que gostam da mesma coisa que eu.
Estou pensando até em reservar um local aqui para divulgar fanzines.
Na próxima farei dicas de desenhos, claro que se quiserem.
Então comentem, assim saberei o que desejam.
Abraço e até !
0 comentários: