Olá pessoal!
Entraram em contato comigo do site Heróis no Papel para divulgá-los, mas antes, olhei e tem ótimo conteúdo sobre ensinos de desenhos, o que me interessa e gostaria também que soubessem caso queiram olhar por lá.
Leiam o texto abaixo e fiquem a vontade para aprender sobre fanzine e aprimorar mais sobre desenhos.
Fanzine –
Como Fazer e Tudo o Que Você Sempre Quis Saber!
Se você está aqui é porque
acredito que já ouviu falar de Fanzine. Este é um termo usado para definir histórias ou revistas
escritas por fãs de um determinado filme ou série já existentes.Mas não é só isso: os fanzines dominaram o mundo do Mangá e hoje eles são como um Universo a parte, onde os apaixonados pelo tema podem explorar toda a sua criatividade e fazer com que seus personagens favoritos tomem rumos diferentes dos originais.
Não é à toa que os fanzines fazem tanto sucesso, afinal, as histórias e publicações costumam ser tão boas quanto as originais, e hoje passou a ir muito além de apenas histórias de fãs.
O termo é algo mais relacionado à produção independente, revelando diversos artistas pelo mundo afora, inclusive no Brasil.
O que é um exatamente
um fanzine?
Para explicar melhor: um mangá
produzido com personagens próprios e histórias próprias ainda é considerado um
fanzine, até que tenha um registro como mangá, de fato.Por isso, o termo é muito mais amplo do que apenas uma homenagens dos fãs, valendo para diversos artistas independentes que desejam criar sua identifidade no mundo dos Animes e Mangás.
Mas ainda tem muita gente que não sabe o que é um fanzine. Porque, apesar do nome poder abranger uma série de estilos, ele ainda é mais utilizado por quem está por dentro do mundo dos mangás.
Hoje em dia, é fácil encontrar um fanzine digital, ou até mesmo um fanzine online, sem que seja preciso a impressão deles para apreciação.
Fanzine:
Como fazer?
Esse é um mercado que cresce e
os fãs de mangá costumam ser craques em desenhos do gênero.Mas como fazer um fanzine? Pode parecer difícil, mas é possível com um pouco de treino e dedicação. Algumas dicas são legais de anotar:
Conhecimento inicial
- Procure um curso inicial
básico, de preferência gratuito: A ideia é saber se você leva jeito para
desenhos ou se ao menos gosta de tentar. Afinal, para chegar à perfeição, será
preciso treinar muito e repetir várias vezes. Procuramos pela internet alguns cursos e chegamos até o site Heróis no Papel, que faz um trabalho bacana. Eles permitem que você publique e divulgue seus trabalhos lá, além de disponibilizar um curso de forma totalmente gratuita para os iniciantes. O primeiro curso é o de desenho básico, que contém aulas e algumas dicas legais. Segue o link: Cursos e dicas 2.
Nesse curso de desenho grátis você encontra várias aulas e dicas de desenho, algumas aulas tocam em temas que muitos desenhistas possuem dificuldade, como essa aula de como desenhar mãos, vale a pena conferir. Segue o link: Como desenhar maos
- Depois que estiver mais seguro sobre seus desenhos e perceber que deseja se aprofundar mais, a ideia é procurar um curso que seja presencial ou mesmo online em vídeo, mas que esteja dentro das suas limitações. No site do Heróis no Papel também encontramos um review sobre um desses cursos, assim como uma lista dos melhores cursos de desenho do país. Nesses artigos tem bastante informações interessantes para quem quer se aprofundar um pouco mais no assunto. Seguem os links:
Aprenda a desenhar do zero
Os 6 melhores cursos de desenho do pais
Treino
- Treine muito e cada vez mais.
Essa é a dica final e a mais importante. Afinal, só treinando que você
conseguirá um bom resultado. Além disso, consuma histórias, frequente clubes,
conheça o estilo de diversos artistas e fique por dentro de como eles criam,
sempre absorvendo mais informações. Isso irá te ajudar a criar o roteiro, por
exemplo. Afinal, um bom fanzine é completo e precisa seguir um roteiro que faça o
leitor se entreter, que conquiste e seja interessante.
Mais
sobre o roteiro de quadrinhos e fanzines
Demos algumas dicas sobre como
aprender a desenhar, mas agora você deve estar pensando: e o roteiro? Como
criar algo legal, que faça com que as pessoas curtam seu trabalho?Podemos dizer que boa parte de um roteiro de qualidade está no quanto você absorveu informações, ou seja, o quanto já leu.
Quem lê muitos mangás tem um arsenal em mãos, porque pode misturar histórias, criar novos eventos e usar toda a criatividade para fazer um fanzine de qualidade.
Além disso, quem desenha bem ou já está em um curso, pode fazer uma produção com um amigo, que ficará encarregado pelo roteiro.
Posso
vender fanzines?
A resposta dependerá do tipo de
história que será criada. Por exemplo, se forem utilizados personagens já
existentes do mundo dos mangás, a resposta é não.Afinal, isso poderia ser considerado plágio. Para criar um fanzine deste tipo, só é permitido se isso acontecer sem fins lucrativos, sem a venda propriamente dita, mesmo que seja online.
Para quem deseja seguir uma profissão na área, é preciso criar os próprios personagens e as próprias histórias, para poder vender.
Por isso, muito cuidado: não venda fanzines de mangás conhecidos, porque provavelmente terá que arcar com os direitos autorais depois.
Gostou do artigo? Se quiser saber mais sobre fanzines, que tal ir até um evento próximo de você?
Eles existem aos montes e costumam ser bem interessantes, com conversas sobre os novos mangás, leituras e divulgação de produções independentes bem bacanas.
O Brasil é cheio de artistas e conhecer um pouco mais sobre eles pode ser uma experiência muito enriquecedora.
Além disso, vale a pena também procurar online alguns fanzines publicados, tanto os que são homenagens aos mangás quanto os que são obras inéditas. Todos costumam ter muita criatividade e talento envolvidos e também ajudará a te dar novas ideias.
Quer mais detalhes sobre onde publicar e divulgar seu fanzine ? Acesse: heroisnopapel.com .
0 comentários: